O mundo de Maria Duenãs

A literatura ganhou um presente no ano de 2010: a acadêmica espanhola Maria Duenãs, doutora em Filologia Inglesa e professora titular da Universidade de Múrcia, lançou-se no mundo literário e, desde então, nos brindou com uma série de obras permeadas por cenários históricos ricamente construídos, muito romance e personagens complexos, intensos e envolventes.

Não é à toa que duas de suas obras já foram transformadas em séries para a TV! Vamos conhecer os cinco livros da autora?

O mundo de Maria Duenãs

1. O tempo entre costuras

O primeiro e maior sucesso da autora explora o contexto histórico do entre guerras, partindo de uma Espanha tomada pela guerra civil entre os anos de 1936 e 1939 até um Marrocos transformado em ponto estratégico na cada vez mais próxima Segunda Guerra Mundial. Destes dois cenários tomados pela tensão, violência, articulações políticas e espionagem surge uma grande heroína: Sira Quiroga.

Criada em Madri e filha de uma costureira humilde, a personagem herda da mãe o ofício, mas suas vidas tomam rumos diferentes quando Sira se apaixona e abandona suas raízes para viver uma nova vida no norte da África. Esse é só o início de sua jornada, para a qual a costureira vai precisar se reinventar, com coragem, um novo nome, novos sonhos, fiéis amigos e um novo olhar para uma Europa cada vez mais bélica.

2. A melhor história está por vir

Esse é o único livro da autora que se passa no século XXI, mas não se engane: através de lembranças dos personagens, somos transportados a tempos longínquos. Mais uma vez, Maria Duenãs cria uma protagonista com a qual o leitor rapidamente se identifica: Blanca Perea, uma professora universitária e pesquisadora que vê o seu casamento acabar de sopetão, após o pedido de divórcio de seu marido.

Desolada, Blanca decide deixar a Espanha ao aceitar uma bolsa de pesquisa temporária no oeste dos EUA, para organizar o arquivo de um professor falecido de uma prestigiosa universidade. Ao entrar em contato com o passado suspeito do professor, com a história da América, com novos alunos e com colegas sedutores, a professora passa a ver a sua própria vida com outros olhos, iniciando um novo capítulo de sua trajetória.

3. Destino: La Templanza

O terceiro livro da autora, assim como “O tempo entre costuras”, acabou de se transformar em série, “La Templanza”, uma produção Amazon Prime. Mais uma vez as relações estabelecidas entre a América e a Europa tornam-se os fios condutores da narrativa, que pela primeira vez na obra da autora traz um homem como personagem principal: Mauro Larrea, um rico minerador espanhol que vive no México e vê sua fortuna evaporar do dia para noite.

Decidido a reconquistar o seu prestígio e suas posses, ele parte em uma viagem perigosa, tendo como primeiro destino a ensolarada Havana, recém-emancipada de sua metrópole, e, posteriormente, a cidade espanhola Jerez. Entre suas andanças, seu caminho se cruza com membros da família Montalvo. Desse encontro surge a possibilidade de Mauro retomar a sua fortuna, através da vinícola “La Templanza”, e de vivenciar novamente o amor, ao lado da misteriosa Soledad Montalvo.

4. As filhas do Capitão

Uma família de quatro mulheres, mãe e filhas, migram de uma pequena cidade na Espanha para a Nova Iorque da década de 1930, uma cidade onde tudo acontece. Com personalidades completamente diferentes, as irmãs Victoria, Mona e Luz vivenciam um novo mundo e buscam, cada qual à sua maneira, o seu lugar nesse novo cenário.

As jovens da família Arenas ainda compartilham um sonho: transformar a pequena taberna El capitán, fundada pelo falecido pai e localizada no bairro espanhol da metrópole americana, em uma grande casa de shows. Para concretizar esse sonho, elas terão que se aproximar de famosos artistas, desbravar a noite nova iorquina, percorrer os bairros mais ricos da cidade e até ganhar a confiança do herdeiro do trono espanhol. O resultado? Uma história eletrizante, a partir da qual sentimos Nova Iorque pulsando a todo momento.

5. Sira

Um dos títulos mais aguardados pelo mundo literário em 2021, a continuação de “O tempo entre costuras” será lançado no Brasil em maio e dará sequência às aventuras Sira Quiroga no contexto do pós-guerra. Quem mais está ansioso?