Quatro livros para entender a Ditadura Militar

O regime militar instaurado a partir do golpe civil-militar de 1964 é um dos processos mais violentos do nosso passado republicano e, ao mesmo tempo, alvo de polêmicas no cenário político brasileiro atual.

Conheça mais sobre esse período da história do Brasil a partir de quatro obras escritas por pesquisadores que são referência no assunto que selecionanos para você.
Quatro livros para entender a Ditadura Militar

1. 1964: História do Regime Militar Brasileiro (Marcos Napolitano)

Esse livro, escrito pelo historiador Marcos Napolitano, é uma excelente obra para os leitores que desejam iniciar os seus estudos de forma ampla e precisa sobre a ditadura. Isso porque o autor explora todo o período autoritário a partir de vários vieses, como o político, econômico, social e cultural. O livro é encerrado, ainda, com uma importante discussão sobre batalhas no campo da memória que vêm sendo travadas em torno do regime militar.

2. 1964: do golpe à democracia (Angela Alonso)

Esta indicação segue a mesma linha da anterior: uma obra para que os leitores tenham um panorama geral sobre esse período histórico tão complexo que foi o regime militar. O livro, organizados pela socióloga Angela Alonso e pela historiadora Miriam Dolhnikoff, traz depoimentos depoimentos de importantes personalidades do mundo político e acadêmico sobre a ditadura, como os de Fernando Henrique Cardoso, Francisco de Oliveira e Elza Berquó, assim como artigos escritos por pesquisadores de renome sobre temas como os cinquenta anos do golpe, memória da resistência ao regime, representação da oposição no cinema, conservadorismo e autoritarismo, processo de transição e experiência democrática pós-ditadura.

3. O Golpe de 1964: Momentos Decisivos (Carlos Fico)

O historiador Carlos Fico escreveu uma série de obras importantes sobre o funcionamento do aparato de repressão e vigilância utilizado pelo regime militar, mas este livro em específico possui um outro tema: o golpe civil-militar dado em 1964. Neste mapeamento sobre o evento histórico em questão, o autor esmiúça quais os atores que participaram do golpe (entre setores militares e civis), suas causas internas e externas, os discursos que foram criados em torno da queda de João Goulart e os desdobramentos iniciais, que marcaram o início do autoritarismo que o Brasil enfrentaria por 21 anos.

4. Estado e Oposição no Brasil [1964-1984] (Maria H. Alves)

Esse livro é um clássico, publicado durante o fim do regime militar, após um intenso trabalho de pesquisa realizado pela cientista política Maria Helena Moreira Alves. A obra aborda com igual cuidado tanto a montagem do Estado autoritário, pautado pela Doutrina de Segurança Nacional, pelos Atos Institucionais, pela violência e pela censura, quanto a diversificada oposição que se levantava contra o regime.