O livro mais polêmico de Machado de Assis

Traiu ou não traiu? Essa dúvida, vez ou outra, ressurge como grande polêmica nas redes sociais. A verdade é que pouco importa. O que realmente importa é o brilhantismo através do qual Machado de Assis constrói essa narrativa, conduzida por uma trama envolvente, colorida por personagens complexos e entrelaçada por conflitos, ora sociais, ora amorosos e, sobretudo, psicológicos.

“Uma noite destas, vindo da cidade para o Engenho Novo, encontrei no trem da Central um rapaz aqui do bairro, que eu conheço de vista e de chapéu.” Assim começa, sem dúvidas, o livro mais polêmico de Machado de Assis, Dom Casmurro, publicado no ano de 1899.

O livro mais polêmico de Machado de Assis

O narrador, protagonista da história, procura, a todo momento, cativar o seu interlocutor, buscando justificar as suas ações, pautadas pela suspeita e insegurança, e convencê-lo sobre a infidelidade de sua esposa, com ninguém menos que o melhor amigo do casal.

Nunca saberemos a verdade! A relação entre Capitu, com seus olhos de ressaca, Bentinho e Escobar permanecerá sempre um portentoso mistério. Mas o importante é desfrutar dessa belíssima história ambientada no Rio de Janeiro da virada do século XIX para o XX.

Há inúmeras edições disponíveis, escolha a sua!